domingo, 11 de setembro de 2011

AS BANDEIRAS


O comissário alemão Gunther Oettinger propôs, segundo o jornal "Público" , que fossem colocadas a meia-haste nos edifícios da União Europeia as bandeiras dos países endividados. Para além de juridicamente inconsistente e politicamente estúpida, a proposta do comissário alemão, conhecido pela sua admiração, ainda que indirectamente expressa, pelo Nacional-Socialismo, revela a mentalidade reinante na Alemanha (na Alemanha e em outros países da União) sobre a resolução dos problemas financeiros que afectam diversos países da Europa e do Mundo.

Os estados que compõem a União são legalmente iguais e mesmo com uma transferência parcial de soberania para a Comunidade não podem ser catalogados em ordens diversas segundo a gestão das suas finanças. No dia em que houver na União Europeia estados de primeira e de segunda ou terceira classe a União acabou.

Compreende-se que Oettinger tenha más recordações  da República de Weimar, num tempo em que ainda não era nascido, mas tal não o autoriza a pronunciamentos irresponsáveis, nomeadamente quando ocupa um cargo na própria União Europeia.

Aconselha o bom senso e os bons costumes que o sr. Oettinger apresente a sua demissão, por iniciativa própria ou a pedido do governo alemão, ou que a mesma seja proposta pelo presidente da Comissão Durão Barroso. Ou ainda que o seu nome seja objecto da reprovação do Parlamento Europeu.

Sem comentários: