sexta-feira, 10 de junho de 2011

ÓPERA EM ATENAS


A Ópera Nacional da Grécia apresentou, no início deste mês, em quatro récitas, as óperas Cavalleria Rusticana, de Mascagni e I Pagliacci, de Leoncavallo, no Odeon de Herodes Atticus (Irodion), no sopé da Acrópole de Atenas.


A afluência às sessões, todas praticamente esgotadas, cifrou-se globalmente em 20.000 espectadores, já que o anfiteatro comporta 5.000 lugares.


Tratou-se de um espectáculo de grande beleza, em que solistas, coro e orquestra tiveram um notável desempenho, actuando num espaço bimilenar. Oficiou a Orquestra Nacional da Grécia, sob a direcção do maestro Lukas Karytinos, sendo a encenação do mundialmente famoso Graham Vick.


Apraz-me salientar que a assistência, embora incluindo numerosos turistas, era maioritariamente constituída por gregos. E recordo que foi neste teatro que Maria Kalogeropoulou, mais tarde conhecida em todo o mundo por Maria Callas, após outras interpretações de menor importância, se estreou, precisamente no papel de Santuzza, da Cavalleria Rusticana, no princípio dos anos 40 do século passado.

Cavalleria Rusticana
O Odeon de Herodes Atticus foi construído em 161 DC, por Herodes Atticus, em memória de sua mulher e dispõe de magníficas condições sonoras. Por ele têm passado as maiores figuras da ópera, do bailado, do teatro dramático e mesmo da canção ligeira.
I Pagliacci
A Companhia de Ópera da Grécia foi fundada em 1940, poucos meses antes de a Itália declarar guerra à Grécia, ficando integrada no Teatro Nacional. Em 1944 tornou-se uma empresa estatal, passando a designar-se Ópera Nacional da Grécia, mas a sua actividade estagnou com o golpe militar de 1967. Em 1974, com o restabelecimento da democracia, passou para a dependência do ministério da Cultura, tendo desenvolvido uma particular actividade não só na divulgação do repertório internacional como na apresentação das obras de compositores gregos. Desde 1994, e instalada na avenida Akadimias, 59, em Atenas, é uma empresa pública tutelada pelo ministério da Cultura.

Sem comentários: