sábado, 26 de junho de 2010

PRESIDENCIÁVEL


Dominique de Villepin, escritor e diplomata, ex-primeiro-ministro e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou no passado dia 19 o seu movimento político de centro-direita República Solidária, para fazer frente á actual maioria presidencial liderada por Nicolas Sarkozy. Pretende Villepin dar "uma voz aos órfãos da República", já que não se revê, aliás como a maioria dos franceses, nas decisões tomadas pelo actual governo.

Nasceu Villepin em Rabat, a 14 de Novembro de 1953, frequentou as melhores escolas francesas e ingressou na carreira diplomática, donde saiu para assumir cargos governamentais. Admirador confesso de Napoleão, foi um claro opositor à invasão do Iraque, protagonizada por Bush e Blair.

Este movimento é um embrião de uma candidatura à presidência da República, nas próximas eleições de 2012, em que pretende derrotar o actual presidente Nicolas Sarkozy, seu adversário de sempre, mesmo dos tempos em que ambos (pois fazem parte do mesmo partido, a UMP) integravam o governo, durante a presidência de Jacques Chirac. As intenções de voto em Villepin, segundo os institutos de sondagens, sempre falíveis, estão nos 8%, o que é um número não despiciendo, se considerarmos que ainda não existe candidatura formalizada e que estamos a mais de um ano e meio do acto eleitoral.

Defensor de uma postura de Estado gaullista, contra as trapalhadas e a ineficácia de Sarkozy, é bem possível que Villepin venha a ser o próximo chefe de Estado francês, mormente se os socialistas apresentarem um candidato não credível, como aconteceu nas últimas eleições, com a candidatura de Segolène Royal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sarkozy é um canalha. Viva Villepin

Anónimo disse...

Villepin......Antiespanhol como Chirac?