sábado, 8 de maio de 2010

E AGORA?

Esta magnífica imagem foi retirada do blogue "WeHaveKaosInTheGarden"

Agora, que os trabalhistas perderam a maioria na Câmara dos Comuns, Gordon Brown prepara-se para sair do nº 10 de Downing Street e entregar a chefia do governo britânico a David Cameron, líder dos conservadores. Pela primeira vez, em 36 anos, não existe uma maioria absoluta no parlamento de Westminster, seja de trabalhistas ou de conservadores. Assim, os liberais-democratas de Nick Clegg poderão formar governo com os tories, a menos que surja um bloco central resultante de uma aliança entre Brown e Cameron. Ou, hipótese menos provável, que Brown tente um governo de "salvação nacional" para se manter no poder. aliando-se aos liberais-democratas. Segundo as últimas contagens, os conservadores teriam 306 deputados, os trabalhistas 258 e os liberais-democratas 57.  A maioria absoluta é de 326 parlamentares.

Na verdade, o Labour, conduzido por essa figura sinistra que é Tony Blair (preferiria dizer que foi, mas ainda não vi satisfeita essa vontade), o autor "iluminado" da Terceira Via para o Socialismo, cometeu sucessivos, lamentáveis e irreparáveis erros (e crimes) o último dos quais foi a participação, ao lado do tenebroso Bush, na guerra do Iraque. A sua derrota era de há muito esperada.

Não teve Brown nem o engenho nem o tempo de corrigir a política do seu antecessor, e possivelmente nem a vontade, e por isso muitos aguardam que entregue rapidamente a liderança do partido a David Miliband, mais jovem, mais atraente e eventualmente mais humano do que o homem a quem muitos britânicos chamaram "Tony Bliar".

Aguardam-se os próximos capítulos...

Sem comentários: