quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

SALÓNICA VI - O ARCO DE GALÉRIO



O Arco de Galério, também conhecido por Kamara, faz parte do Complexo arquitectónico que incluía também a Rotunda e o Palácio do imperador, como referimos em post anterior. A via que ligava o Palácio à Rotunda passava por baixo do Arco.



Edificado para celebrar a vitória de Galério sobre os persas sassânidas, foi construído entre 298 e 299 e encontra-se na intersecção das actuais avenida Egnatia e rua Dimitriou Gounari, perto da moderna igreja Panagia Dexia. 


Galério luta contra o rei persa Narses
 
O Arco construído em alvenaria estava revestido por painéis de mármore com relevos, representando a vitória sobre os persas na batalha de Satala, em 298. Originalmente, o Arco era triplo, assente em oito pilares, de que restam hoje apenas três. A abertura do arco central media 9,7 m de largura e 12,5 m de altura. Os arcos laterais eram iguais e mediam 4,8 m de largura e 6,5 m de altura.

Cerimónia de acção de graças

Os relevos do arco central estão parcialmente conservados, permitindo observar as etapas da batalha e outras cenas, como uma cerimónia de acção de graças da família imperial. Galério era casado com Valéria, filha do imperador Diocleciano, que também figura na cerimónia ao lado do marido, mas em todos os painéis os rostos foram cuidadosamente apagados, talvez um sinal da posterior intolerância das imagens. Há também um painel que celebra a unidade da Tetrarquia, mas só Galério enverga uma armadura.

Celebrando a unidade da Tetrarquia
 
Nos últimos anos as autoridades responsáveis procederam a obras de consolidação do Arco, tendentes a preservar este precioso monumento que é, com a Rotunda, o mais antigo da cidade e constitui um precioso testemunho do Império Romano.


Sem comentários: