sábado, 15 de março de 2014

E A SÍRIA???



População de Yarmouk, nos arredores de Damasco, aguardando ajuda alimentar

Três anos decorridos sobre o início do conflito na Síria, alimentado política e militarmente por países estrangeiros, encontra-se o país numa das mais trágicas situações ocorridas no mundo desde a Segunda Guerra Mundial.

Com vários milhões de desalojados e centenas de milhar de mortos, feridos, estropiados, loucos o balanço da guerra na Síria, um território quase totalmente devastado, é absolutamente aterrador. Uma população faminta, as famílias desmembradas, as cidades e vilas em ruínas, os locais históricos (testemunho de brilhantes e milenares civilizações) parcialmente danificados e sujeitos a completa destruição.

Chamaram "primavera árabe" às revoltas contra alguns regimes dos países árabes. Só por humor negro se poderá manter tal classificação. A governação dos ditadores árabes não era certamente recomendável, mas nunca a situação na Síria, na Líbia, no Egipto, na Tunísia foi tão dramática como no presente.

As hesitações da comunidade internacional, e também o seu cinismo, a sua mediocridade, o seu oportunismo, evidenciam que a mesma nunca se preocupou com a sorte dos povos em causa mas exclusivamente com os seus mais mesquinhos interesses.

O causa da Síria é paradigmático. O prolongamento desta guerra, municiada de um lado pelos Estados Unidos, pela União Europeia, pela Turquia, pelos países da Península Arábica e do outro pela Rússia e pelo Irão, é um crime contra a Humanidade. Mais. Pior do que um crime, como diria Talleyrand, é um erro. Que terá imprevisíveis consequências.

Conheço bem a Síria, onde estive mais do que uma vez. Vivia-se razoavelmente na Síria, onde confraternizavam pessoas de várias confissões religiosas (quase vinte) e de várias etnias. Não existia um regime democrático, é certo, mas interrogo-me se vivemos "em democracia" na maioria dos países ocidentais ou se vivemos realmente em "ditaduras de mercado".

Quando Obama, Cameron e Hollande (uma das mais inconcebíveis figuras da República Francesa) decidiram invadir a Síria fui acometido de náusea. A intervenção "ocidental" para depor o regime de Assad foi travada pela Rússia, mas o massacre das populações continua.

Até quando???

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se passa na Síria é uma vergonha mundial. Não têm os líderes mundiais a mínima vergonha na cara pois caso contrário impediam o afluxo de armamento aos rebeldes que combatem um governo laico para poderem impor uma teocracia islâmica. Na Europa o estado teocrático acabou com a Revolução Francesa mas os mesmos que o defendem no Ocidente acarinham os jihadistas no mundo árabe. Só fuzilados!!!!!