sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DA SÍRIA AO LÍBANO



Como era de esperar, e já referi diversas vezes neste blogue, a violência alastra no Médio Oriente. A explosão de um carro armadilhado, esta tarde, no centro de Beirute, vitimou Wissam al-Hassan, alto responsável pelos serviços de segurança libaneses e mais sete pessoas e provocou mais de 80 feridos.

O visado era um opositor do presidente Bashar al-Assad, mas não há, de momento, indicações sobre a autoria do atentado, que poderá ser uma manobra destinada a acusar o presidente sírio.

O clima de guerra civil que se vive há mais de um ano na Síria tenderá a envolver o Líbano, dadas as interpenetrações entre os dois países. Sempre Damasco pretendeu ter uma palavra a dizer sobre a situação política no Líbano, que, aliás, considera fazer parte integrante do seu território, e onde manteve durante anos uma presença militar.

Há que referir também a importante presença do Hezbollah na cena libanesa e as divisões confessionais não só entre cristãos e muçulmanos, mas dentro de cada uma destas religiões.

É de recear uma escalada da violência, como muito bem nota o "Guardian", até porque ela é conveniente para muitos dos actores políticos com interesses na região.

Sem comentários: