quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PRIMÁRIAS COM A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS



O Partido Socialista Francês realizou eleições primárias (com duas voltas) para a escolha do seu candidato à Presidência da República. Os mais votados da primeira volta foram François Hollande e Martine Aubry, estando o candidato favorito dos socialistas franceses, Dominique Strauss-Kahn, afastado desta corrida devido aos factos que são do conhecimento geral.

Sugere-se aqui, e bem, que idêntico processo deveria ser seguido pelos partidos em Portugal. De facto, a expressão da votação dos franceses (dois milhões) manifesta um interesse pela respublica e é um inequívoco acto de cidadania. O afastamento dos cidadãos relativamente à vida política deve-se em grande parte ao facto da chamada classe política resolver, em circuito fechado, os problemas da Nação (candidaturas incluídas) deixando-se aos eleitores apenas a tarefa de plebiscitar as escolhas previamente efectuadas. Daí a cada vez mais elevada taxa de abstenções.

Este método das primárias francesas é um processo que comporta alguns riscos. Mas vale a pena tentar.

Dentro de dias saberemos se o candidato socialista à sucessão de Sarkozy é Aubry ou Hollande. Em nossa opinião, qualquer deles será melhor que o actual inquilino do Eliseu.

Sem comentários: