sábado, 13 de agosto de 2011

A PALESTINA NAS NAÇÕES UNIDAS


Segundo anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Riyad Al-Malki, o presidente palestiniano Mahmud Abbas apresentará no dia 20 de Setembro, ao secretário-geral da ONU, Ban-Ki-Moon, o pedido de adesão plena do Estado palestiniano às Nações Unidas. A data coincide com a abertura da assembleia geral, em Nova-Iorque, daquela organização, e a intenção já era conhecida há alguns meses. Do pedido deverá constar o reconhecimento das fronteiras  existentes antes da Guerra de 1967, excluindo, pois, as anexações dos territórios palestinianos efectuadas por Israel.

Por pressão de Israel e dos lobbies judaicos nos EUA, é suposto que os Estados Unidos tentem travar o pedido no Conselho de Segurança, mas a assembleia-geral é, em última análise, soberana para decidir ou não da admissão plena do Estado palestiniano.

Entretanto, o Estado judaico prossegue com a sua política de construção de habitações nos territórios ocupados, ao mesmo tempo que o executivo de Netanyahu enfrenta a maior contestação popular de que há memória contra um governo em Israel.

Sem comentários: