sexta-feira, 5 de junho de 2009

UNIVERSIDADE DO CAIRO

Universidade do Cairo

Acabo de ler no "Diário de Notícias", de hoje, assinado por H.T. (julgo ser Helena Tecedeiro), um texto em que se afirma ser a Universidade de Al-Azhar, no Cairo, onde o Presidente Obama fez a sua aguardada intervenção política, «um pilar do laicismo, mas hoje dominado pelo Governo». Nem queria acreditar!!!

O discurso de Obama foi proferido na Universidade do Cairo (universidade pública e laica), criada no século XX e que se chamou antes Universidade Fuad, em homenagem ao rei, e não na antiquíssima Universidade de Al-Azhar, originalmente uma escola de teologia, onde hoje se aprendem outras matérias, mas que é uma instituição fundamentalmente religiosa, islâmica, fundada no século X, e a segunda mais antiga universidade do mundo.

Universidade de Al-Azhar

A Universidade de Al-Azhar está situada num extremo do Cairo, na zona de Khan El-Khalili, a Universidade oficial do Cairo, está no outro extremo, na outra margem do Nilo, no caminho que conduz às pirâmides de Gizeh.

Além disso, no artigo, Azhar está escrito Ahzar, o que em árabe não existe.

Solicita-se, pois, a quem escreve sobre estes temas um pouco mais de cultura ou, no mínimo, de atenção, à falta da primeira, para evitar disparates deste calibre.

2 comentários:

Anónimo disse...

São estes os jornalistas que temos. Que vergonha.

Anónimo disse...

Como é que um jornal como o Diário de Notícias se permite publicar estes disparates. Não há um revisor para corrigir as asneiras???