terça-feira, 23 de junho de 2009

ELEIÇÕES NO IRÃO V

Hussein Ali Montazeri


Após vários dias de violentos confrontos a situação está mais calma, quer em Teerão, quer nas principais cidades iranianas. Mas trata-se de uma calma aparente, tendo a luta de rua passado a travar-se, sobretudo, nos bastidores da República Islâmica.

A conclusão do Conselho dos Guardiães, de que eventuais irregularidades nas eleições eram menosprezáveis e não alteravam o resultado final, voltou a provocar os protestos dos candidatos derrotados. Mas a grande tensão ocorre agora no interior do próprios Regime e, designadamente, no seio da hierarquia religiosa.

Entre os contestatários de Ahmadinejad, mas principalmente do Guia Supremo Ali Khamenei, contam-se os antigos presidentes da República Mohamed Khatami e Ali Akbar Hachemi Rafsanjani e o Grande Ayatollah Hussein Ali Montazeri que é um Marja (Fonte de Imitação), autoridade máxima do islão xiita duodecimane, e que deveria ter sido o sucessor de Khomeini, não fora a sua contestação ao princípio de Velayat-e Faqih, que mantém uma confusão entre o religioso e o político, e em que se baseia a Constituição da República Iraniana. Entre estas personalidades decorrem conversações de alto nível, em que participa Jawad Al-Shahristani, representante do Grande Ayatollah Ali Al-Sistani, a máxima autoridade xiita do Iraque. O próprio presidente do Parlamento, Ali Larijani, embora acusando de interferência os Estados Unidos e o Reino Unido (de quem foram expulso dois diplomatas) tem assumido uma posição de ambiguidade, tudo fazendo crer que o poder de Khamenei sai substancialmente enfraquecido desta disputa eleitoral.

O desfecho mais provável da crise é, a curto prazo, uma solução de compromisso entre os protagonistas religiosos e, por acréscimo, os civis, para manter a imagem do país no estrangeiro e, de alguma forma, a nível interno, sossegar a população, através da adopção de medidas que respondam, ainda que de modo limitado, às reivindicações populares. A médio prazo, a hierarquia religiosa deverá impor a substituição de Khamenei por outra figura e, provavelmente, a própria substituição de Ahmadinejad. Mas estas mudanças dependem também da evolução da situação internacional e do xadrez político do Médio Oriente.

1 comentário:

Anónimo disse...

E assim,graças a este erudito blog, vamos sendo premiados dia sim,dia não, com as fotos destes turbantes barbudos, que desde o exílio do Pahlevi andam a lixar os pobres nativos da ex-faustosa Pérsia. Não quer entremear os horriveis barbudos com umas fotos das viagens de que tambem nos falou? Os museus de Berlim,por exemplo,Roma,etc. Só para que os seus leitores não se deprimam irreparàvelmente...