quinta-feira, 25 de junho de 2015

PODEMOS?




Num momento crucial, real ou ficticiamente, para a Europa, em que os governos europeus (extra governo grego), a Comissão Europeia, o BCE e o FMI discutem com o governo grego a permanência da Grécia na Zona Euro e, eventualmente, na União Europeia, numa sucessão alucinante de reuniões inconclusivas que ou são mal preparadas ou fazem parte de uma encenação a que os poderes fácticos da Europa nos vêm habituando, é interessante ler a entrevista exclusiva concedida a "L'Obs" desta semana (nº 2641) por Pablo Iglesias, líder do Podemos.

Considerado um partido da extrema esquerda, o Podemos é todavia heterodoxo nas suas propostas: prefere a dicotomia povo/oligarquia, alto/baixo à tradicional clivagem esquerda/direita; é a favor da manutenção do euro, ainda que gerido de outra forma e submetido a um controlo democrático.

Defende as ideias, mal vistas em outros movimentos da esquerda radical, de soberania, de nação, de patriotismo económico. Fustiga Matteo Renzi pela sua timidez, adverte François Hollande de que está a cavar a sua própria sepultura e previne os sociais-democratas de que recusando hoje a mão que lhes é estendida, será porventura Marine Le Pen que amanhã negociará com o Eurogrupo.

Uma entrevista para ler (podem consultar-se extractos aqui) e reflectir. O Podemos, após os recentes sucessos eleitorais em Barcelona, Madrid, Saragoça ou Valência, poderá ganhar as legislativas espanholas de Novembro próximo.

Sem comentários: