segunda-feira, 5 de agosto de 2013

UM CORSÁRIO EM SÃO PETERSBURGO



O Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, dirigido pelo maestro Valery Gergiev, apresentou em 27 de Julho passado, integrado no XXI Festival Internacional de Música "Estrelas das Noites Brancas", o bailado KOPCAP ( Le Corsaire), com música de Adolphe Adam (com aditamentos) e coreografia de Pyotr Gusev, baseada em Marius Petipa.


O velho teatro (já existe um novo Mariinsky 2, construído nas traseiras do histórico edifício) mantém-se fiel ao repertório clássico de ópera e bailado e o espectáculo a que assistimos não desmereceu as tradições da Casa. As estrelas da companhia, Yevgeny Ivanchenko (no Corsário Conrad) e Filipp Stepin (no mercador de escravos Lankedem) lembraram-me o famoso Rudolf Nureyev, que vi dançar um solo do mesmo bailado, em 1967, no Teatro de São Carlos.


Yevgeny Ivanchenko

Os outros intérpretes principais e o corpo de bailado, bem como o desempenho da orquestra, dirigida pelo maestro Mikhail Agrest, contribuiram para o êxito desta produção.


Filipp Stepin

O Teatro Mariinsky foi inaugurado em 2 de Outubro de 1860, e o seu nome é uma homenagem ao patrocínio da imperatriz Maria Alexandrovna, mulher de Alexandre II. O edifício foi renovado em 1886, no tempo do imperador Alexandre III, e nele se estrearam muitas obras de Tchaikovsky, Mussorgsky, Glinka, Borodine, Rimsky-Korsakov e Prokofiev.

Maria Alexandrovna


1 comentário:

G Klimt disse...


Hummmmmmmm.......
Esperamos com ansiedade mais textos e comentários do nosso blogger sobre a fantástica cidade de S. Petersburgo...
Que tal os S. petersburguenses (será assim que se diz ?) ? Agradáveis, simpáticos, bonitos, sexy ???