terça-feira, 2 de agosto de 2011

MANIFESTAÇÕES EM ISRAEL


Depois da Primavera árabe o Verão israelita?

Sábado e domingo mais de 100.000 pessoas manifestaram-se nas ruas de Israel contra o governo de Benjamin Netanyahu, reclamando mais democracia, protestando contra o aumento em espiral do custo de vida e pedindo justiça social em vez de caridade.

As contestações mais expressivas tiveram lugar em 11 cidades, designadamente em Telavive, Jerusalém, Be'er Sheva e Haifa e os analistas interrogam-se sobre as repercussões que a contestação possa ter no relacionamento israelo-árabe.

Curiosamente, a comunicação social portuguesa não referiu, que eu tenha notado, esta primeira grandiosa manifestação contra um governo em Israel.

2 comentários:

Anónimo disse...

Serão as manifestações em Israel favoráveis à resolução do problema palestiniano ainda que os motivos sejam diversos. Só o futuro o poderá dizer mas não deixa de ser significativo que sejam as primeiras grandes manifestações públicas em Israel contra o governo do país.

Anónimo disse...

Segundo um cidadão israelita em turimo por ca, 40% da população trabalha e paga impostos para sustentar os outros 60%, entre eles judeus ortodoxos que não trabalham,mas estudam e cujas mulheres têm aos sete e oito filhos; árabes residentes;militares;os muitos ricos, que segundo ele, arranjam sempre maneira de não pagar impostos, etc,etc. Diz aue apesar do razoável nível de vida, e de um americanizado "way of life",esses 40% estão a ficar fartos, e daí os protestos.Sendo que a última grande manifestação ocorreu em 73, depois da guerra.