sexta-feira, 7 de maio de 2010

E A CULTURA, SENHOR...


Percorrendo a nossa blogosfera, o que faço, confesso, com pouca assiduidade, constato, consultando os blogues mais conhecidos, que a maioria dos posts incide sobre política, maioritariamente sobre a política portuguesa, e, na maioria dos casos, sobre o que eu chamaria "politiquice" ou defesa de interesses políticos ou partidários. Mas tal actividade de pouco ou nada vale, apesar dos argumentos expendidos pelos esforçados autores, pois as coisa seguirão, mais ou menos inexoravelmente, o seu rumo. É claro que, nos blogues, existem excepções, que reputo de meritórias e muito úteis, mas elas, porque excepções, mais não fazem do que confirmar a regra.

Não excluo a necessidade dos bloggers se pronunciarem, pontualmente, quer sobre a situação política nacional, quer sobre factos do nosso quotidiano; o que me preocupa é a insistência diária com que o fazem. E também o profundo alheamento da política internacional, mesmo quando esta, por distante, não pareça dizer-nos respeito. Tempos virão...

Em minha modesta opinião, mais importante seria que a nossa blogosfera, pela mão dos seus mais brilhantes escribas, se dedicasse ao tratamento de assuntos culturais. Num país tão carecido como o nosso nessa matéria, tal trabalho não só interessaria pelos temas em si como ajudaria a compreender muitas outras coisas que acontecem em nosso redor.

Não, não ouso pretender um regresso á velha Atenas, mãe e sábia, mas apenas um pouco mais de atenção à filosofia, á literatura, à história, às artes que enriqueceram a polis, mas que a política actual se compraz em ignorar. Não seria remédio para todos os males, mas lá que ajudava, disso não tenho dúvida.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois a cultura está á frente de tudo. Houvesse mais cultura e muitas dificuldades seriam apaziguadas. Essa gente toda que passa o dia a escrever em blogues sobre problemas que são muitos uma autentica idiotice melhor faria se se dedicasse mais à cultura e não perdesse tempo com rivalidades mesquinhas ou futilidades.

Anónimo disse...

Aplausos para este post que mostra a Escola de Atenas de Rafael. Viva a cultura e as artes todas e que se lixe a politiquice dos manhosos.

Anónimo disse...

Apoiado. Era bem melhor que os bloguistas se dedicassem às artes e ás letras do que à política, coisa suja aonde se ganha dinheiro mas se perde a dignidade e a honra.

Anónimo disse...

A blogosfera reflecte uma larga secção do país,para quem a chamada "Cultura" é ou indiferente,ou elitista,ou simplesmente uma chatice. Culpas? Várias caixas de comentários não chegariam certamente para analisá-las. A primeira culpada habitual é a Educação,mas não esqueçamos que ela própria é tambem reflexo dos interesses dos indígenas,e não é com certeza por acaso que desde Veiga Simão até hoje assistimos a uma quase consensual degradação da qualidade,da exigência,do nível do sistema educativo. Claro que a este nunca poderíamos exigir que 100% dos portugueses se dividissem entre wittgensteinianos e heideggerianos em vez de sportinguistas e benfiquistas,ou que nos soubessem esxplicar porque o último Rafael, das Stanze,é precursor do maneirismo,ou se deleitassem com a "Bénédiction de Dieu dans la Solitude". Não,nem em parte alguma do planeta isso sucede. Mas podíamos incutir no ensino secundário alguns elementos das chamadas "Humanidades",de modo atractivo e sujeitos a aferição. Quando pela primeira vez fui a Madrid,há imensos anos,lembro-me da minha surpresa em ver em muitas salas do Prado,alunos do secundário com cadernos a tomarem notas sobre os quadros que lhes tinham sido sinalizados nas aulas. Será que os nossos fazem sequer ideia do que é um Museu? Claro que a Cultura é hoje coisa de elites,como quase sempre foi(não na Itália renascentista) e sobretudo os gostos populares (desporto,telenovelas,concursos,escândalos) adquiriram uma visibilidade quase asfixiante. Num nivel um pouco acima a intriga política,que não a política delicia os escribas e os avulsos comentadores televisivos.E assim se esgota a paisagem mediática e subsidiàriamente blogosférica. Os gostos das elites são cada vez menos visiveis e relevantes,mas de momento não vejo "volta a dar-lhe"
Consolemo-nos com sectores deste blogue,e de mais alguns outros,onde ainsa se podem dizer umas graças literárias,musicais,pictóricas(menos)etc. É o país que temos,e que temos há séculos.