tag:blogger.com,1999:blog-2298776560388969480.post2709321372831926082..comments2024-01-24T23:33:46.711+00:00Comments on Do Médio-Oriente e afins: O "RIGOLETTO" EM BUDAPESTEBlogue de Júlio de Magalhãeshttp://www.blogger.com/profile/08568515322552353410noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2298776560388969480.post-41025604861905270842017-07-23T00:09:26.466+01:002017-07-23T00:09:26.466+01:00Vi o "Rigoletto" em Budapeste, como pode...Vi o "Rigoletto" em Budapeste, como poderia ter visto qualquer outra ópera. Acontece que era a última récita da "saison" e pretendia ouvir uma ópera naquela sala que, aliás, já conhecia de uma visita guiada efectuada aquando de anterior viagem.<br /><br />Tal não invalida uma palavra de louvor ao dr. Serra Formigal pelo seu empenho em criar uma companhia portuguesa de ópera, que formou muito bons cantores (alguns que vierem a obter sucesso no estrangeiro) e que durante anos levou ao Teatro da Trindade milhares de melómanos. Experiência única efectuada em Portugal. <br /><br />A extinção dessa companhia mais do que um crime, como diria Talleyrand, foi um erro. Os preços eram modestos e os espectáculos, sem alcançarem o nível internacional, eram na generalidade muito aceitáveis.<br /><br />Ainda me recordo de ter visto na mesma temporada "O Barbeiro de Sevilha" no Trindade e no São Carlos, neste com elenco internacional. A nossa produção, com a orquestra dirigida pelo maestro Silva Pereira foi francamente melhor.<br /><br />Nunca vi, que me lembre, o Gobbi no "Rigoletto", embora o tenha visto mais do que uma vez na "Tosca". <br /><br />E Também o Becchi era muito bom no papel. Mas nem todos podiam ir ao São Carlos, quer pelos preços, quer pela lotação.<br /><br />Nos últimos anos o São Carlos definhou. Era importante uma companhia portuguesa com repertório, onde se pudessem formar e afirmar novos valores portugueses. <br /><br />Proponho que se restaure a antiga Companhia Portuguesa de Ópera e que volte a acontecer ópera no Trindade. O tempo dos Gigli, Caniglia, Stignani, Tajo, Callas, Cossotto, Capuccilli, Bruson, Christoff, Ghiaurov, etc., já passou. Há agora outros nomes. Porque não também portugueses?<br /><br /><br /> Blogue de Júlio de Magalhãeshttps://www.blogger.com/profile/08568515322552353410noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2298776560388969480.post-31987100824477096312017-07-22T17:56:12.100+01:002017-07-22T17:56:12.100+01:00Ouvir o Rigoletto na Hungria quando os deve haver ...Ouvir o Rigoletto na Hungria quando os deve haver frequentemente na abençoada <br /><br />terra natal (do Rigoletto)é uma das originalidades do autor do blog,que evi-<br /><br />dentemente se aceita. Agora só lembrar em comparação portuguesa,as produções<br /><br />de um tal Formigal,quando a uns metros de distância tivemos o Gobbi (o máxi-<br /><br />mo) e salvo erro o Capuccili,é menos compreensivel...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2298776560388969480.post-41724034844774792222017-07-19T23:28:52.614+01:002017-07-19T23:28:52.614+01:00Suponho que teve o privilégio de ver um óptimo esp...Suponho que teve o privilégio de ver um óptimo espectáculo, num óptimo teatro. Parabéns.Anonymousnoreply@blogger.com